num

MUNHAC - Museu Nacional de História e Ciência Natural

Cabinet
Taxis Derma | Cabinet
Nina Fraser | Barbara Assis Pacheco, Gonçalo Preto, João Paulo Serafim

Taxis Derma

A exposição define uma instalação formada pela composição, de obras bidimensionais de pintura sobre papel, colagem e trabalhos sobre papel, e tridimensionais de escultura.
Estabelece relações entre as obras e o espaço, e cria um diálogo em volta da nossa relação com a natureza, desejo, exibição e cultura material.

Cabinet

O conceito para a exposição consiste em trabalhar a ideia de Gabinete de curiosidade, procurando estabelecer um diálogo entre os artistas que têm trabalhado
este tema; a Barbara Assis Pacheco, o Gonçalo Preto e João Paulo Serafim.
A exposição iria consistir numa revisitação do Gabinete de curiosidades, como sabemos estes gabinetes são agora conhecidos como os antecessores dos Museus, onde o gesto pela acumulação e o interesse pelo mundo, pela ciência e a História Natural. Encontramos aqui neste gesto uma similitude com a prática artística ondecada autor procura encontra-se e cria a sua própria mitologia pessoal. Os três autores têm trabalhado temas que são recorrentes deste imaginário e seria nossa intenção poder criar uma instalação onde vários tipos de objectos e médias se cruzassem para dar corpo a esta espécie de Gabinete, numa leitura contemporânea e idiossincrática. Nada mais adequado do que o espaço de um museu de História Natural onde confluem todas estas ideias e numa sala com uma carga histórica que seria pensada para uma instalação “site-specific”.

Exposição

MUNHAC – Museu Nacional de História e Ciência Natural
Rua da Escola Politécnica, 56
1250-102 Lisboa
213 921 800
sofiamarcal@museus.ul.pt
www.museus.ulisboa.pt


marker Usar minha localização atual