num

Livraria Sá da Costa

ZUSHI NO NIKKI/ DIÁRIO ILUSTRADO
ÂNGELA DIAS, ÂNGELO ENCARNAÇÃO, EDUARDA ROSA, LUÍS SILVEIRINHA

A exposição “Zushi No Nikki / Diário Ilustrado”, é um projeto coletivo de Ângela Dias, Ângelo Encarnação, Eduarda Rosa e Luis Silveirinha. O projeto apropria-se do livro Makura no Soshi (the Pillow Book) de Sei Shonagon, dama da corte da Imperatriz Sadako, no Japão do século X, livro de notas informais que era guardado no interior das almofadas de madeira.

Com cerca de trezentos textos curtos, que podem ir de algumas páginas a uma única linha, que podem ser lindos em sequência ou com a liberdade do acaso, o livro compõe um belo inventário da cultura do Japão feudal, vista pelo olhar poético da escritora.
O projeto abre ainda ao filme de Peter Greenaway de 1996, intitulado de Pillow Book, baseado no livro de cabeceira de Sei Shonagon, sublinhando o corpo como papel, o corpo como plano para a escrita do diário, como base, como um livro aberto.

Sublinhando as listas de Sei Shonagon, também Georges Perec em “A vida modo de usar”, ordena, faz sistemas de classificação, como listas, catálogos, verbetes e índices. Neste ambiente, os quatro artistas seguem direções, movimentos, querem sinalizar, entender o dia a dia, o comum o espanto, lapidando um espaço de observação para a construção de um livro de cabeceira, que seja sinalizador de um tempo, de um espaço, possibilitando a criação de uma raiz, ordem e caos.

 

 

Inauguração

Livraria Sá da Costa
Rua Garret 100 - 1º
1200-205
912 283 000