num

3+1 Arte Contemporânea

Tudo o que é profundo ama a máscara
RITA FERREIRA, ANTÓNIO NEVES NOBRE

Tudo o que é profundo ama a mascára é título da exposição que coloca em diálogo obras dos artistas António Neves Nobre e Rita Ferreira, na Galeria 3+1, em Lisboa. Com curadoria de Ana Cristina Cachola, esta exposição coloca em discussão as dinâmicas representativas que permeiam a produção de imagens através dos tempos. Nesta exposição, o gesto pictórico e a criação imagética são expostos enquanto embustes, enganos e fingimentos de realidades anteriores e ulteriores, mostrando-se, contudo, como todos estes atributos são essenciais para um fazer novo ou de algo novo.

A frase de Nietzsche, em Para Além do Bem e do Mal, – “tudo o que é profundo ama a mascára” – é convocada, em formulação titular, para questionar precisamente a articulação entre as possibilidades criadoras e o irracional poético: a mascára que torna as imagens reais. Esta articulação é tratada por António Neves Nobre e Rita Ferreira a partir de posições localizadas dentro do território – sempre dilatado – da pintura. Através de estratégias subjectivas, os dois artistas constroem um imaginário ritualista que recupera tanto a festivo quanto o sacrificial.

Todos os trabalhos apresentados foram produzidos para esta exposição que se en- quadra na programação da Galeria 3+1 no ano do seu décimo aniversário.

Curadoria: Ana Cristina Cachola

Finissage

3+1 Arte Contemporânea
Largo Hintze Ribeiro 2E/F
1250-122 Lisboa
+351 210 170 765
galeria@3m1arte.com
www.3m1arte.com


marker Usar minha localização atual