num

Galeria Tapeçarias Portalegre

Tapeçaria de Portalegre e DesigNatural
Paulo Parra

 

É com muito gosto que a Galeria Tapeçarias de Portalegre aceita a proposta expositiva do designer Paulo Parra para o lançamento da coleção “DESIGNATURAL” e apresenta, como obras anfitriãs, um conjunto de tapeçarias de artistas portugueses selecionados pelo autor da colecção.

 

Inspirada na Sela Portuguesa, projecto desenvolvido por Paulo Parra em 1996, como um produto que propunha através do design uma nova abordagem à cortiça, explorando através de técnicas artesanais, novas potencialidades neste material. Esteve exposta na Euro- pa, Ásia e América, com particular destaque para a sua presença no Pavilhão de Portugal da Expo de Saragoça de 2008.

 

Passados 20 anos da sua criação, “DesigNatural” é uma nova colecção, composta por peças multiuso que, como a Sela Portuguesa, são produzidas em cortiça e couro, materiais naturais de grande tradição e nobreza.

 

A Tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte de produção totalmente manual, utilizando uma técnica própria mundialmente reconhecida, o ponto de Portalegre. É composta por pura lã e puro algodão, o que lhe confere, para além das propriedades ambientais, o grande impacto pictórico e a sua singularidade.

 

A presente exposição pretende estabelecer um diálogo entre as linguagens tecidas da tapeçaria e a expressão volumétrica dos objetos expostos, considerando também as afinidades existentes na sua composição e produção.

 

Inauguração

Galeria Tapeçarias Portalegre
Rua Academia das Ciências, nº 2J
1200-004
213421481
galeria@mtportalegre.pt
www.mtportalegre.pt


marker Usar minha localização atual