num

Galeria Tapeçarias Portalegre

Tapeçaria de Portalegre – Arte Contemporânea
António Charrua, Eduardo Nery, Joana Vasconcelos, Menez Nini, Andrade Silva e Tom Phillips

Como forma de expressão artística ao dispor dos pintores, a Tapeçaria de Portalegre sempre acompanhou os movimentos artísticos. É uma obra de arte que resulta de uma parceria única entre o artista plástico, a desenhadora e as tecedeiras. Partindo sempre de uma obra original, é sua transposição para um outro suporte, revelando uma outra dimensão dessa obra.Passar do original à tapeçaria implica, numa primeira fase, a ampliação, correção e escolha da cor. A desenhadora amplia, separando o essencial do acessório, para que a obra final não adultere o original. A escolha da cor, correspondência entre a cor do original e mais de 7.000 cores em lã, é também essencial para que, no final, o pintor identifique a tapeçaria como obra sua.
O resultado é o desenho de tecelagem, que as tecedeiras seguem, fazendo progredir a tapeçaria.A aprovação do pintor traduz-se no assinar o bolduc, o que lhe confere direitos de autor. A Tapeçaria de Portalegre além de obra de arte cria conforto pelas suas propriedades de isolante acústico e térmico.
A Galeria Tapeçarias de Portalegre é o local de exposição e venda das Tapeçarias em Lisboa. A Manufactura localiza-se em Portalegre podendo ser visitada com marcação prévia.
Vera Fino

Galeria Tapeçarias Portalegre
Rua Academia das Ciências, nº 2J
1200-004
213421481
galeria@mtportalegre.pt
www.mtportalegre.pt


marker Usar minha localização atual