num

Galeria Tapeçarias Portalegre

Arte sobre Arte – Tapeçarias, Pintura e Escultura
BERNARD FOUCHER E TOM PHILLIPS

A tapeçaria surge em Portalegre em 1946, quando dois amigos, Guy Fino e Manuel Celestino Peixeiro, decidem fazer tapeçaria mural, utilizando um ponto original, hoje conhecido como o Ponto de Portalegre, inventado por Manuel do Carmo Peixeiro.

A Tapeçaria de Portalegre é uma obra de arte que resulta da parceria única entre o artista plástico, a desenhadora e as tecedeiras. Partindo sempre de uma obra original, é a sua transposição para um outro suporte e uma outra dimensão. A sua produção é totalmente manual e os materiais utilizados são 100% naturais: a pura lã, na trama decorativa e o puro algodão, na teia e na trama de ligação. A densidade de tecelagem é de 2.500 a 10.000 pontos por dm2. A aprovação do pintor traduz-se na assinatura do bolduc (certificado de autenticidade), o que lhe confere direitos de autor. Colaboraram com a MTP mais de 2 centenas de pintores nacionais e es- trangeiros, como Almada Negreiros, Camarinha, Vieira da Silva, Pomar, Resende, Lurçat, Le Corbusier, Tom Phillips e Bernard Fouchet entre muitos outros.

A Tapeçaria de Portalegre, para além do seu impacto e valor estético, cria conforto pelas suas propriedades de isolante acústico e térmico. A Galeria Tapeçarias de Portalegre é o local de exposição e venda das Tapeçarias em Lisboa. A Manufactura localiza-se em Portalegre podendo ser visitada com marcação prévia.

 

Vera Fino

Inauguração

Galeria Tapeçarias Portalegre
Rua Academia das Ciências, nº 2J
1200-004
213421481
galeria@mtportalegre.pt
www.mtportalegre.pt


marker Usar minha localização atual