num

Galeria Ratton

Puzzle II . 14X14 . Azulejos Ratton . 1987 – 2014
Colectiva

Pressupõe-se que o azulejo avulso figure como célula que se agrupa em painéis, semelhante a um indivíduo que se integra num grupo. Partindo desta premissa, esta exposição colectiva de vários artistas representados pela galeria, cria um jogo de relações entre a célula e o todo.

O jogo desenrola-se a partir de azulejos avulso, vistos como folhas de esquisso individuais de diversos autores, numa montagem dispersa que pulveriza a noção de um plano coeso. De forma livre agrupam-se azulejos de Júlio Pomar, Paula Rego, Menez, Lourdes Castro, Graça Morais, Bartolomeu dos Santos, Jorge Martins, Andreas Stöcklein, Josephine King, Luisa Correia Pereira, Irene Buarque, René Bertholo, Costa Pinheiro, João Vieira, entre outros autores.

Parte, de seguida, para a correlação entre painéis de azulejos, através da sua forma de montagem, escala, cor, e conteúdo. Ao lado de alguns dos autores já referidos, figuram neste conjunto os nomes de Rosa Carvalho, Jun Shirasu, e Pedro Proença. O jogo passa a ser de geometrias rectangulares no espaço específico da galeria.

Artistas: Júlio Pomar, Paula Rego, Menez, Lourdes Castro, Graça Morais, Bartolomeu dos Santos, Jorge Martins, Luisa Correia Pereira, Irene Buarque, René Bertholo, Costa Pinheiro, João Vieira, Andreas Stöcklein, Josephine King, entre outros autores.

Inauguração

Galeria Ratton
Rua Academia das Ciências, 2C
1200-004 Lisboa
+351 213 460 948
galeriaratton@sapo.pt
www.galeriaratton.blogspot.com


marker Usar minha localização atual