num

MNAC – Museu do Chiado

Os Nossos Sonhos Não Cabem nas Vossas Urnas
Rui Mourão

A presente obra de Rui Mourão foi efetuada entre 2012 e 2014 e consiste num registo áudio e vídeo de performances, efetuadas por ativistas dos chamados novos/ novíssimos movimentos sociais, no âmbito da crise financeira, social e política e da intervenção da Troika, em Portugal.

O trabalho aqui apresentado consiste em 5 projeções multimédia sobre 10 performances que o artista selecionou, das muitas dezenas realizadas, assim como o registo áudio em 5 postos de escuta, com testemunhos vários dos participantes e autores destas performances “artivistas”. O artista seguiu uma metodologia de “colaboração participativa” o que desde logo, coloca o seu trabalho em estreita articulação com as relações que a arte contemporânea tem efetuado entre antropologia e etnografia.

Esta contestação “artivista” tem tido repercussão mundial, desde 2008, na sequência dos movimentos Occupy e como resposta ao colapso financeiro global recente, sendo um elemento novo na tessitura social e política da democracia ocidental, desavinda que está a sociedade com os modelos representativos da mesma.

Emília Tavares

MNAC – Museu do Chiado
Rua Serpa Pinto, 4
1200-444 Lisboa
+351 213 432 148
mnac.mc.emiliatavares@gmail.com
www.museudochiado-ipmuseus.pt


marker Usar minha localização atual