num

Galeria São Mamede

Memórias e Fantasias
ILÍDIO CANDJA

O artista plástico Ilídio Candja Candja nasceu em 1976, em Moçambique, e entre 1997-1999 frequentou o Curso de Cerâmica na Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo. Ainda em Moçambique, apresentou-se ao público com uma série de exposições individuais e colectivas, sendo que, anos mais tarde, deixaria o país com a intenção de desenvolver a sua prática artística, expondo-se a mercados e culturas alternativas. Entre pintura, desenho e colagem, nas obras de Ilídio Candja Candja há profundidade espacial e registos à superfície, espontaneidade no gesto e racionalidade na organização da composição. Uma explosão de cores vibrantes sob formas abstractas e contornos pouco definidos, um estilo que segue a tradição do Expressionismo Abstracto e da Action Painting.

Nesta exposição ‘Memórias e Fantasias’, o espectador é convidado a reconhecer as suas telas como lugares de introspecção do artista. Como disse o artista em entrevista: “é meu dever, Ilídio Candja Candja, artista africano, nascido em Moçambique, olhar para trás, para as minhas origens, resgatar o que foi feito pelos meus ancestrais e fazer o meu caminho à minha maneira”.

Esta é a vontade do artista, activar memória através da sua pintura, como num desejo imenso de encontrar-se consigo próprio.

Inauguração

Galeria São Mamede
Rua da Escola Politécnica, 167
1250-101 Lisboa
+351 213 973 255
galeria@saomamede.com
www.saomamede.com


marker Usar minha localização atual