num

Galeria Bessa Pereira

Em paralelo
COLECTIVA

Ao contrário do que por vezes é considerado, o percurso do Design português no séc. XX seguiu sempre de perto o que ia acontecendo no resto da Europa. Os grandes movimentos de criação europeus na área do Design, foram incorporados no nosso léxico formal, na maior parte dos casos contemporaneamente, ou então com uma décalage temporal ligeira.

Nesta exposição a Galeria irá apresentar alguns exemplos destes paralelismos fazendo o confronto entre o que ia acontecendo na Europa e a criação portuguesa da mesma época.
Num primeiro núcleo apresentaremos de forma inédita um conjunto de peças dos anos 20/30 que incorporam, na sua génese, as práticas teóricas do movimento “De Stijl”, surgido na Holanda em 1917 e de dois dos seus principais fundadores, Gerrit Rieteveld e Theo van Doesburg. Se a introdução em Portugal é o resultado de um contato direto entre criadores portugueses e holandeses ou apenas a apropriação de modelos reproduzidos na imprensa, é uma questão ainda por responder.

Num outro conjunto de mobiliário procuraremos mostrar a influência do Design italiano dos anos 50, em particular na obra de dois criadores nacionais, José Cruz de Carvalho (Altamira) e José Espinho (Móveis Olaio).
Um último núcleo apresentará peças, na sua maioria de criadores portugueses desconhecidos, que foram fortemente influenciados pelo movimento funcionalista, em particular pela obra de Le Corbusier e Charlotte Perriand.

 

 

 

Visita Guiada

Galeria Bessa Pereira
Rua de São Bento 426
1200-263
www.galeriabessapereira.com


marker Usar minha localização atual