num

Galeria da Faculdade de Belas-Artes UL

Do mar caíram folhas
Alunos do 1º ano da licenciatura em Design de Comunicação com curadoria de Sónia Rafael e Victor M Almeida.

 

A exposição “Do mar caíram folhas” congrega um conjunto de projectos desenvolvidos por alunos do 1o ano da licenciatura de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa subordinados à tragédia dos refugiados Sírios em busca de um abrigo seguro na Europa.

 

“Deixamos algo de nós mesmos para trás quando deixamos um lugar, ficamos lá, mesmo indo embora. E há coisas em nós que só podemos encontrar novamente voltando lá.” Pascal Mercier

 

E tudo começou assim, com uma vontade de regressar a assuntos fracturantes que exigem de nós um envolvimento inquestionável.

 

Face às últimas desventuras da migração de pessoas do médio oriente e de África para o continente europeu e das reacções da Europa a esse fenómeno com contornos dra- máticos, é imperioso ter uma consciência de cidadania assente na solidariedade e nos valores humanitários. Independentemente das percepções ancoradas na irredutibilidade que transformam qualquer acção num acto impossível de enquadrar legalmente, e da crise que assola a Europa ser de natureza identitária (o que é ser europeu?), só existe uma possibilidade: apoiar incondicionalmente todos os refugiados.

 

Perante esta proposição, o que foi sugerido como matéria de reflexão é que os alunos pensassem a cidade (Lisboa) como principal porto de abrigo de uma diáspora que trans- formaria a cidade numa plataforma de embarque para o Mundo Novo.

 

 

Galeria da Faculdade de Belas-Artes UL
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058
213 252 108
comunicacao@belasartes.ulisboa.pt
www.belasartes.ulisboa.pt/eventos/galeria/


marker Usar minha localização atual